Empresas do Grupo Invepar aderem ao Outubro Rosa

No mundo inteiro, outubro ganha tons de rosa em homenagem à campanha global de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. De acordo com a Agência Internacional para a Pesquisa do Câncer, este é o tipo mais comum da doença e o que mais mata mulheres no mundo. No Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), são detectados cerca de 60 mil novos casos por ano – média de 164 por dia. Esse é o segundo tipo de tumor maligno mais incidente entre as brasileiras, atrás apenas do câncer de pele não melanoma.
 
Para chamar a atenção de funcionários, usuários e parceiros, entre outros públicos, para a importância do diagnóstico precoce da doença, as empresas do grupo Invepar, em parceria com o Instituto Invepar, prepararam diversas ações ao longo deste mês.
 
No Rio de Janeiro, os funcionários da Invepar se vestiram de rosa no dia 11, para mostrar apoio à causa contra o câncer de mama. O MetrôRio e a Fundação Laço Rosa promoveram a exposição fotográfica gratuita “Cortes Solidários”, de Amanda Mol. Entre os dias 9 e 15, a mostra esteve na estação mais movimentada do sistema, a Central. Em seguida, foi para São Conrado (16 a 22/10) e Coelho Neto (23 a 31/10). O projeto, com nove painéis, apresenta oito mulheres que vivenciaram a luta contra o câncer. Solidárias, elas aceitaram o desafio de doar seus cabelos para mulheres que passam pelo tratamento da doença. Os cortes de cabelo foram elaborados por hairstylists como Anderson Coutinho, Celso Kamura, Gil Almeida e Rudi Werner. 
 
A concessionária LAMSA, que administra a Linha Amarela, divulgou mensagens de apoio ao Outubro Rosa nos painéis de mensagens ao longo da via, em seu site, no Twitter e no Instagram. A ViaRio, que administra 13 dos 26 quilômetros da Transolímpica, iluminou o trecho entre seus túneis na cor rosa, o que foi percebido por cerca de 5 mil pessoas por dia. Além disso, realizou postagens em redes sociais, que contam com aproximadamente 15 mil seguidores. Internamente, palestras e esquetes sobre o tema foram apresentadas aos colaboradores, e todos os computadores da empresa receberam um wallpaper temático ressaltando a importância da campanha. Já a Concessionária Rio Teresópolis (CRT) iluminou seu prédio na cor rosa e publicou matéria sobre o tema na edição de outubro do Jornal CRT Boa Viagem.
 
Dia 9, em São Paulo, uma performance de bailarinos em pernas de pau no GRU Airport sensibilizou os passageiros sobre a luta das mulheres contra o câncer de mama. A iniciativa foi em parceria com a Roche Farma Brasil e o Hospital Pérola Byington. A ação em Guarulhos também contou com profissionais de saúde, que explicaram a forma correta de realizar o autoexame. Para o público interno, foram oferecidas palestras ministradas por oncologistas. Além disso, conteúdos exclusivos sobre o câncer de mama foram disponibilizados via Intranet do aeroporto. No mesmo estado, a Concessionária Auto Raposo Tavares (CART) ofereceu, nas 12 bases do SAU (Serviço de Atendimento ao Usuário), testes como aferição de pressão arterial e glicemia, além de orientações sobre os cuidados com a saúde e a importância dos exames periódicos na prevenção do câncer.
 
Na Bahia, a Concessionária Bahia Norte (CBN), que administra as rodovias do Sistema BA-093, criou alertas sobre o Outubro Rosa visualizados pelos motoristas nos Painéis de Mensagens ao longo das estradas. A sede da empresa foi decorada com a cor rosa, e os funcionários puderam tirar fotos com uma moldura que em alusão à iniciativa e postar em suas redes sociais, além de assistir a vídeos com depoimentos de mulheres que superaram a doença. Ainda no estado baiano, a Concessionária Litoral Norte (CLN), administradora da rodovia BA-099, revestiu de rosa suas 13 cabines de pedágio, impactando 16 mil usuários diariamente. Além disso, campanha de comunicação interna alcançou aproximadamente 300 colaboradores diretos e indiretos.
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